Laringectomia
É a remoção parcial ou total da laringe para tratamento de tumores. Atinge mais frequentemente os fumantes ativos ou passivos.
Indicação
Em casos de câncer. Os principais sintomas dos tumores são rouquidão constante e falta de ar. A causa quase sempre está ligada ao uso abusivo de cigarros.
Procedimento
Nos casos de câncer de grandes proporções, é necessária a extirpação completa, enquanto que nos casos de menor invasão, somente as partes atingidas são removidas.
Orientações
Fazer todos os exames pré-operatórios completos com hemogramas e avaliação cardiológica. Após a laringectomia total, os pacientes ficam sem voz e respiram permanentemente por um orifício na base do pescoço chamado traqueostoma, por onde também são removidas as secreções. Quase sempre a cirurgia é complementada com radioterapia ou quimioterapia. Os laringectomizados totais podem ser reabilitados por fonoaudiólogos através de treinamento adequado e recuperam a fala. Nos casos de laringectomia parcial, a traqueostomia é fechada após curto tempo e a voz, embora rouca, é preservada.
Valor da Cirurgia
Esclarecemos que valores de procedimentos cirúrgicos são informados em consulta pelo cirurgião. Tendo em vista que cada caso tem suas particularidades, se faz necessário que o médico realize exame clínico completo no paciente para disponibilizar um orçamento e inclusive explicar sobre a técnica utilizada na cirurgia.