Logotipo loading CEMA Hospital

O que diferencia um atendimento de otorrinolaringologia

Três importantes aspectos diferenciam um serviço de otorrinolaringologia: agilidade diante do caráter de urgência ou emergência predominante no paciente; o atendimento adequado à faixa etária de quem está sendo assistido pelo especialista e o cumprimento de um protocolo previamente definido.

Modernos recursos de diagnóstico e terapia são fundamentais na evolução favorável do tratamento, porém o senso clínico e a habilidade cirúrgica do otorrinolaringologista, tanto nos atos eletivos quanto nos emergenciais, continuam sendo a base da qualidade médica. Com essa linha de trabalho, o Hospital CEMA conquistou prestígio e credibilidade, tornando cada paciente um cliente da Instituição.

Timpanoplastia

São procedimentos cirúrgicos indicados para os pacientes que sofrem de otite média crônica caracterizada por perfuração da membrana timpânica, episódios de supurações intermitentes ou persistente, e perda da acuidade auditiva. A cirurgia tem como objetivo principal controlar a infecção crônica através da reconstrução da membrana timpânica com enxertos (fáscia temporal, pericôndrio e membrana corioamniótica) e secundariamente melhorar a audição dos pacientes.

Indicação

As perfurações timpânicas podem ser causadas por infecções intensas ou por traumas locais e causam redução da audição em diversos graus e facilitam a contaminação do ouvido médio, levando à drenagem de secreção pelo conduto.

Procedimento

Sob anestesia geral, é feita uma incisão no canal auditivo para se ter acesso ao ouvido médio. Com o auxílio de um microscópio cirúrgico, o cirurgião reconstrói a cadeia ossicular e encerra a perfuração timpânica. O paciente deve ter mais de 11 anos de idade.

Orientações

Fazer os exames pré-operatórios. Depois da cirurgia podem ocorrer tontura e zumbido, por algum tempo.

Faça o
agendamento online
das suas consultas

Clique aqui