Otoplastia
É a cirurgia plástica ou estética das orelhas. Ela corrige a má formação da orelha, sendo a mais conhecida a "orelha de abano" que causa incômodo e constrangimento. Nesse procedimento o cirurgião plástico corrige o afastamento das orelhas da cabeça. Este afastamento normalmente ocorre por fatores genéticos.
Indicação
Em casos de deformação das orelhas.
Procedimento
A cirurgia plástica pode ser feita a partir dos primeiros meses de vida, mas o ideal é aguardar até que a criança complete 7 anos de idade, período em que a orelha já está totalmente formada. O diagnóstico médico é feito somente com exame clínico. As deformidades se localizam fundamentalmente em 2 pontos da orelha, na concha (a parte funda da orelha) e na anti-hélix (a parte mais saltada no meio da orelha) . Nas crianças, a anestesia é geral e elas devem permanecer no hospital por 24 horas. Nos adultos a anestesia é local e podem ter alta no mesmo dia. A cicatriz fica imperceptível, atrás da orelha, e deve sumir com o decorrer do tempo.
Orientações
Realizar os exames pré-operatórios. Após a cirurgia o paciente deve permanecer de 3 a 5 dias com a cabeça enfaixada com gazes ou ataduras, deixando somente o rosto livre. Depois deverá usar a faixa de proteção durante 30 dias.
Valor da Cirurgia
Esclarecemos que valores de procedimentos cirúrgicos são informados em consulta pelo cirurgião. Tendo em vista que cada caso tem suas particularidades, se faz necessário que o médico realize exame clínico completo no paciente para disponibilizar um orçamento e inclusive explicar sobre a técnica utilizada na cirurgia.