CEMA Responde: 10 de junho
Preocupado com sua saúde e bem-estar, o Hospital CEMA criou este espaço para tirar suas principais dúvidas sobre
olhos, ouvidos, nariz e garganta.
Confira aqui as respostas de nosso especialista, Dr. Pedro José Monteiro Cardoso (CRM 48300 / RQE 43002), oftalmologista, referentes à publicação dia 10 de junho.
Como tratar o Xantelasma?
Marilene Souza: Tenho chantilasma como é o procedimento
Resposta: O xantelasma consiste em nódulos gordurosos nas pálpebras. O tratamento que recomendamos é a retirada cirúrgica. Se a senhora achar oportuno, sugerimos marcar consulta (tel.: 2602-8000, das 7 às 22 horas) com algum oftalmologista de nossa equipe de Cirurgia Plástica Ocular.
Qual a relação entre o diabetes e o glaucoma?
Claudia Maria Dos Santos Borges: Gostaria sabe sobre glaucoma, pois sou diabética
Resposta: O glaucoma mais comum, que é o relacionado à idade e à hereditariedade, é chamado de glaucoma primário, que não tem relação alguma com diabetes. O que pode ocorrer é o surgimento de glaucoma secundário às complicações vasculares que ocorrem em alguns pacientes diabéticos, o que chamamos de glaucoma neovascular. O paciente diabético pode desenvolver problemas circulatórios na retina e isso levar à formação de vasos sanguíneos novos e anormais na retina e na íris. Neste caso, pode ocorrer aumento da pressão ocular.
Quer participar também?
Se você também quer saber mais sobre alguma doença, tratamento ou apenas tem curiosidades sobre os olhos, nariz, ouvido e garganta, escreva sua pergunta nos comentários no post do "CEMA Responde" na nossa página no Facebook. A cada semana, nosso corpo clínico responderá algumas dessas perguntas selecionadas. Participe!
Mas, se você apresenta algum sintoma específico, não perca tempo e agende uma consulta: