CEMA Responde: 23 de março
Tem alguma dúvida sobre olhos, ouvidos, nariz e garganta? O Hospital CEMA disponibiliza mensalmente um espaço no Facebook para responder às suas principais perguntas sobre estas especialidades.
Confira aqui as respostas da publicação do dia 23 de março:
Solange Trogiani Pastrello
Como é feita a cirurgia de remoção de pitirigio? Obrigada
O nome correto é pterígio.
A técnica cirúrgica varia de acordo com o tamanho do pterígio. Em todos os casos, é feita uma retirada com bisturi, seguida
de uma "raspagem". Em alguns casos são feitos retalhos de conjuntiva normal para cobrir a área operada.
Essas opções são determinadas pelo cirurgião.
Ivani Santos
Tenho um grau alto de miopia ., 25 graus +ou - em cada olho...ja. Fiz varios laser para segurar a retina ...queria saber se já existe algum tratamento para a retina porque ja tive rutura na retina so de coçar o olho...faço tratamento no Cema há 20 anos.
O tratamento preventivo para esses casos é o acompanhamento periódico e aplicações de laser. Além disso, evitar qualquer
tipo de trauma ocular, mesmo brandos, como coçar os olhos.
Valéria Heyn
Tenho glaucoma. Existe algum tratamento fora o colírio para que a doença estacione?
Na maioria dos casos, o controle é feito com colírios. Alguns outros têm indicação de cirurgia, mas, em geral, para os casos em que os colírios não controlam a pressão ocular ou alguns casos inflamatórios. Somente a análise de cada caso pode definir a conduta.
Dani Veras
É perigoso fazer a cirurgia para corrigir astigmatismo?
Definitivamente, a cirurgia refrativa, indicada para correção do grau, não é um procedimento perigoso, desde que observadas as condições da córnea, como curvatura e espessura adequadas.
O que varia é o sucesso da correção do grau, que é melhor para miopia, seguida de astigmatismo e hipermetropia.
Data de Publicação :
29/03/2016