Início > Blog > > Grupo INAL e Arte Despertar: juntos pela humanização do atendimento

Grupo INAL e Arte Despertar: juntos pela humanização do atendimento

Arte Despertar desenvolve trabalho de humanização em comunidades e hospitais

Associação utiliza a cultura, a arte e a educação como pilares de sustentação para o desenvolvimento de suas ações

Fundada em 1997, a Associação Arte Despertar, organização sem fins lucrativos, trabalha a cultura, a arte e a educação como pilares de sustentação para as suas ações de humanização com foco em saúde, inclusão sociocultural e difusão do conhecimento com crianças, adolescentes e jovens em comunidades; educadores de instituições socioculturais e educacionais; e pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde em hospitais.

?A Associação é responsável pelo despertar do potencial de cada indivíduo. Para isso, utilizamos a cultura no resgate de raízes e identidades, a arte como ferramenta de comunicação e expressão, e a educação, na conquista do conhecimento?, explica Regina Vidigal Guarita, diretora-presidente da Arte Despertar.

Com uma metodologia fundamentada nas áreas do conhecimento - arte-educação, psicologia e pedagogia - a Arte Despertar desenvolve atividades com as linguagens da música, artes visuais, contação de histórias e teatro, privilegiando crianças, jovens e adultos e contribuindo para o fortalecimento dos aspectos humanos de si próprio e do outro.

A associação também trabalha uma tecnologia social, que consiste em ações estruturadas para educadores e profissionais da saúde, além de produção de material de apoio para continuidade das ações. Denominada Tecnologia Arte Despertar, é uma metodologia social, de baixo custo, fácil entendimento e caráter disseminável.

Diante desse cenário, a Arte Despertar já fez mais de 350 mil atendimentos e a sua metodologia está em sintonia com os parâmetros da Política Nacional de Humanização, em especial os relacionados ao respeito, estímulo e valorização do indivíduo, promoção da ética nas relações, diálogo e solidariedade.

Para tornar o trabalho realidade, em 2012, a associação conta com o patrocínio das empresas Abbott Brasil, Banco ABC Brasil, Banco BTG Pactual, Banco Paulista, Brasmetal Waelzholz, Deloitte Touche Tohmatsu, Eli Lilly do Brasil, Grupo Ultra, Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (IMPAES) e União Brasileira de Vidros, e Pessoas Físicas.

Possui chancelas para utilização das leis de incentivo, como Ministério da Cultura (MinC) pela Lei Rouanet; Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Humanização na saúde

Atualmente, em São Paulo, a instituição desenvolve projetos no Instituto do Coração (InCor); Santa Casa de São Paulo; Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GRAACC), Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Grupo INAL (Hospital CEMA, Hospital Villa Lobos e Instituto CEMA).

Em 2011, o trabalho foi desenvolvido com 12.649 pacientes, 2.383 acompanhantes e 6.721 funcionários e profissionais da saúde.

Inclusão sociocultural em comunidades

Em 2012 a associação atua no Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP); Projeto Viver e Creches Girassol e Primavera da União de Moradores da Favela do Jardim Colombo.

Em 2011, foram mais de 2.000 atendidos entre crianças e jovens, educadores e coordenadores.

Saiba mais:
www.artedespertar.org.br
www.twitter.com/artedespertar
www.facebook.com/artedespertar - clique em ?curtir? para receber mais informações
www.flickr.com/artedespertar
www.youtube.com/artedespertar