Início > Blog > > Hospital e Instituto CEMA recebem aprovação para Acreditação Hospitalar

Hospital e Instituto CEMA recebem aprovação para Acreditação Hospitalar

Com preparação de apenas um ano, as duas instituições conseguiram reconhecimento de qualidade nível pleno

Referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta há quase quatro décadas, o Hospital CEMA e o seu braço social, Instituto CEMA, acabam de ser aprovados para receber a Acreditação Hospitalar nível Pleno.

As exigências do padrão de Acreditação Hospitalar Pleno estão voltadas ao gerenciamento, melhoria e integração entre os processos (gestão integrada). Para o cliente, do ponto de vista prático, essa certificação capacita as instituições a:

1) - Garantir a segurança para os pacientes/clientes e profissionais da saúde;

2) - Assegurar a qualidade dos serviços oferecidos;

3) - Aprimorar a gestão operacional com resultados ainda mais efetivos;

4) - Implementar um processo integrado de melhoria contínua.

A Acreditação é uma ferramenta de gestão que as organizações de saúde utilizam para avaliar e implementar a qualidade dos serviços prestados. Significa identificar antecipadamente quais são os riscos possíveis durante o atendimento de um paciente e estimular a melhoria contínua dos processos internos a fim de evitar que estes riscos se tornem realidade.

A avaliação foi feita por uma equipe de auditores da Germanischer Lloyd GL, empresa certificadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Equipe

Equipe da Germanischer Lloyd GL, empresa responsável pela aprovação da certificação ONA.

Para receber o reconhecimento o Hospital e o Instituto CEMA se prepararam durante um ano, a partir da implantação do Programa Integrado de Qualidade (PIQ), em agosto de 2011. O programa tem como objetivo estabelecer um processo permanente de avaliação e de certificação de qualidade dos serviços de saúde, permitindo um aprimoramento de tudo o que as instituições disponibilizam aos seus pacientes e seus profissionais.

Programa Integrado de Qualidade

"Conquistamos a acreditação nível pleno na primeira certificação e note que apenas cerca de 40 hospitais têm essa certificação no Brasil", afirma Marcela Cruz, supervisora da área de Qualidade e responsável pela coordenação do projeto. Segundo ela, a acreditação marca o início de um ciclo de melhoria nas instituições, que precisam aprimorar os seus processos constantemente, para manter os padrões conquistados. "Esta certificação vai proporcionar uma significativa melhora no relacionamento com o paciente, no atendimento, na qualidade da assistência oferecida e um maior controle sobre os procedimentos e serviços", garante.

ONA

A ONA - Organização Nacional de Acreditação é uma sociedade civil sem fins econômicos que tem por objetivo promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção e de tudo o que as instituições disponibilizam a pacientes e a seus profissionais.

O certificado de qualidade será emitido pela ONA em até 30 dias. A acreditação tem validade de dois anos e, nesse período, tanto o Hospital quanto o Instituto ainda passarão por mais quatro auditorias, de acordo com Nairson Oliveira, coordenador da área da Saúde da Germanischer Lloyd - GL. "Vamos nos empenhar para melhorar cada dia mais os nossos serviços e procedimentos, para manter esta conquista", assegura Marcela Cruz.

O Instituto CEMA é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública no âmbito federal, estadual e municipal, destinada ao atendimento de pessoas de baixa renda. Conveniado ao SUS, oferece atendimento gratuito para as famílias. A instituição fica na Rua Paschoal Moreira, 450, na Mooca, próxima ao Hospital CEMA.

Atendimento à Imprensa:
Ecco Press Comunicação