Início > Blog > > Médico alerta para cuidados com o uso do ar-condicionado

Médico alerta para cuidados com o uso do ar-condicionado

Nessa época do ano o calor aumenta muito e para tentar driblar o desconforto causado pelas altas temperaturas, uma das alternativas é o uso do ar- condicionado. No trabalho, em casa ou no carro, o aparelho ajuda a aliviar o calor. Entretanto, para quem sofre com doenças respiratórias, o ar-condicionado pode se tornar um grande vilão.

O otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Alfredo Lara, explica que alguns indivíduos possuem mais sensibilidade quando expostos a ambientes climatizados. “Nas pessoas com predisposição, são frequentes as crises de doenças infecciosas e alérgicas, como episódios de asma, rinite alérgica, sinusites entre outros”, afirma o médico.

As pessoas que têm algum tipo de doença respiratória podem, sim, ficar em ambiente com ar-condicionado e não existe um tempo ideal. O mais importante, nesta situação, é a higiene do equipamento: se ele estiver com a manutenção em dia, é perfeitamente possível não sofrer com o excesso de calor.

“A exposição prolongada ao ar-condicionado resseca muito as vias aéreas, por isso é aconselhável hidratar-se bastante”, recomenda o especialista do CEMA. Manter os ambientes arejados e ventilados, com uma boa umidade relativa, é uma recomendação fundamental. Também é aconselhável lavar as vias aéreas e olhos com soluções fisiológicas. Em caso de persistência dos sintomas a indicação é procurar o médico.

 

Atendimento à Imprensa:

Ecco Press Comunicação
Nilza Botteon/Tabata Alves/Cintia Ferreira
(11) 5543.0039/9 8326.8374
nilza.botteon@eccopress.com.br
tabata.alves@eccopress.com.br
cintia.ferreira@eccopress.com.br

Data de Publicação : 20/01/2014